top of page
Buscar
Foto do escritorIara Lima

VOCÊ SABE O MOTIVO DA CAMPANHA "SETEMBRO AMARELO"?

Conheça o por quê da cor amarela para simbolizar a campanha contra o suicídio


Por Iara Lima


Durante todos os meses do ano, algumas temáticas são trabalhadas na sociedade, uma para cada mês. Em setembro, a causa abraçada é de prevenção ao suicídio: O Setembro Amarelo. O nono mês do ano foi escolhido para a campanha porque desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A cor característica do movimento, obteve esse significado porque um jovem americano de 17 anos, em 1994, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Durante seu funeral, cartões e mensagens de apoio foram distribuídas com fitas amarelas para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike.


Suicídio é considerado a segunda causa de óbito em pessoas entre 15 e 29 anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. Porém, essa doença ainda não é respeitada por muitos na sociedade atual, há àqueles que insistem em acreditar ser “frescura” ou “querer chamar a atenção”, mas a realidade de cada um, prova o contrário.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou o Ranking mundial com as maiores taxas de suicídio, são eles:


1º - Índia (258.075 suicídios) 2º - China (120.730) 3º - Estados Unidos (43.361) 4º - Rússia (31.997) 5º - Japão (29.442) 6º - Coreia do Sul (17.908) 7º - Paquistão (13.377) 8º - Brasil (11.821) 9º - Alemanha (10.745) 10º - Bangladesh (10.167)


Segundo a OMS, as mulheres, em relação aos homens, são a maioria em vítimas. As principais causas de suicídio são: doenças mentais, abuso de álcool, estresse, problemas financeiros, depressão nos países ricos e pressão nos países mais pobres. Além de pessoas que passaram por abuso e isolamento por preconceito da população, como os refugiados, índios, imigrantes, gays, lésbicas e transgêneros.


A doença é delicada porque só pode ser diagnosticada através de análises de psicólogos em consultas individuais. Entretanto, algumas medidas podem ser tomadas para a prevenção dessa doença: aumentar o esclarecimento da população a respeito do suicídio, com ações na sociedade e para quem precisa de apoio, buscar conversar com amigos e familiares. O Centro de Valorização da Vida faz o papel de amigo anônimo, através do número 188, a qualquer dia e horário.




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page